GEA -Laboratório

labgea@labgea.com.br / 17 3353-3800 RUA IMPERIAL, 337, S.J.RIO PRETO/SP
DICAS E ARTIGOS
 

     

      

                 O GEA

      

     Afundamento do solo
  
     
           Cromatógrafo-               CG-MS

 

Aqui você encontra algumas dicas sobre a água que bebe diariamente, quanto deveria tomar de acordo com seu ritmo de vida.

 

Além disso, algumas informações  que consideramos importantes para a manutenção do seu sistema de abastecimento de água são apresentadas de forma bem assimilável, tais como as obrigações determinadas pela Vigilância Sanitária, pelo DAEE especialmente.

 

Curiosidades sobre análise de água em laboratório, características das águas minerais, exploração excessiva de água subterrânea em certas regiões do mundo, causando afundamento do solo estão à sua disposição. Veja o que aconteceu na cidade do México depois de dezenas de anos de bombeamento da água subterrânea.

 

Veja também como o GEA se estruturou para poder lhe oferecer serviços da melhor qualidade e confiança, atendendo a normas internacionais de procedimentos, bem como através de equipamentos de alta tecnologia e com a utilização de padrões certificados pelos mais respeitados organismos internacionais de certificação.

 

Certifique-se que o GEA é mais do que um laboratório de prestação de serviços analíticos; é um centro de pesquisas ambientais  administrado e dirigido por profissionais da mais alta competência e respeitabilidade.

 

Navegue por esta página.

 

 
 O GEA dispõe de um serviço completo de orientação ao usuário em relação a todos estas     questões.


Poluição Global - 22/03/2010 - 00:00

A poluição e os efeitos globais planetários

 

 

O crescimento populacional verificado nos últimos 50 anos, os avanços tecnológicos, a melhoria das condições de vida das pessoas, em todos os sentidos, trouxeram, como consequência, um aumento enorme no consumo de matéria prima e energia, bem como um aumento extraordinário da poluição. Segundo leis físicas, não se cria matéria e nem se destrói matéria, ela é apenas transformada; o mesmo é válido para a energia. A degradação da matéria, de um nível mais superior, para um nível cada vez mais inferior, significa a criação de resíduos, poluição,  e como a capacidade da natureza de reciclar matéria através dos seus variados ciclos biogeoquímicos é menor do que a velocidade de produção destes resíduos, o acúmulo destes se torna inevitável. Assim, o solo, a água e o ar vão se saturando de matéria degradada, resíduos indesejáveis, muitos dos quais requerem dezenas ou centenas de anos para  serem eliminados naturalmente ou reincorporados  ao meio ambiente. Toda atividade humana envolve transformação de matéria e de energia, conseqüentemente, tudo o que o homem faz gera poluição.O maior perigo é quando se tratam de resíduos agressivos, tóxicos, danosos ao meio  e, conseqüentemente, aos seres vivos. Hoje assistimos a um verdadeiro desequilíbrio mundial, onde  o ritmo de geração de resíduos é muito maior do que a capacidade de reciclagem do meio ambiente.

         O problema é idêntico em relação à energia. Segundo os físicos, o conceito de energia é a capacidade de se realizar um trabalho. Assim, quanto maior for esta capacidade,  melhor será a qualidade da energia. Como exemplo, a gasolina  possui energia muito mais nobre do que o carvão.. Da mesma forma que a massa, a energia não pode ser criada nem destruída; ela se transforma de um tipo mais nobre para um tipo menos nobre, mais degradado, cada vez que ela  for utilizada.Estas transformações de energia envolvem sempre rendimentos inferiores, sempre com perdas na forma de calor e sua dispersão para o meio. Podemos dizer que não existe reciclagem completa de energia a qual, quando perdida, o será para sempre.

         Ainda segundo os físicos, todo corpo que possui uma forma ordenada necessita de energia de alta qualidade para manter sua entropia baixa, isto é, para evitar a desorganização do sistema (conhecida com aumento da entropia) .A manutenção desta organização, por conseguinte, só se consegue como  o fornecimento contínuo de energia, pois a desorganização, no caso dos organismos vivos, significa a morte. Nos casos de sistemas naturais, este desequilíbrio , ou melhor, este aumento de entropia leva a alterações desde pouco significativas  até muito profundas; desde sistemas locais, a sistemas regionais e mesmos a sistemas planetários. O aumento da poluição local é responsável pela desorganização de sistemas locais. Quando mecanismos globais são envolvidos, a questão  acaba envolvendo todo o planeta.

         A exploração inadequada, desorganizada e predatória dos recursos naturais gera mais e mais resíduos não recicláveis, poluentes e energia de baixa qualidade, interferindo no balanço geral do planeta,  na sua organização e no aumento da entropia destes sistemas planetários.

         Um deles é o mecanismo de regulação térmica do planeta, envolvendo a transferência do excesso de calor das regiões trópico-equatoriais para as regiões polares e subpolares, os movimentos da atmosfera e as correntes marinhas. CO2, aumento de temperatura, por ex., interferem no efeito estufa, podendo elevar as temperaturas médias superficiais do planeta, com serias conseqüências.

         Aliás,  já podemos sentir tais efeitos e, segundo os cientistas,  efeitos muito mais acentuados poderão ocorrer daqui a  10 ou 20 anos, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade,  inundações de áreas litorâneas baixas, etc, etc.

Veja os artigos disponíveis:
06/06/2012 00:00 - Análise de Metais em Água e Efluentes
Tecnologia de ponta - Espectrometria por absorção atômica- para análises de metais poluentes em água e em efluentes.
19/04/2010 00:00 - Desinfecção da água com radiação solar
A energia radiante do sol pode ser aproveitada para despoluir a água
16/04/2010 00:00 - Laboratório de Geologia Ambiental - Uma Empresa Cidadã
O GEA mantém forte compromisso com o meio ambiente através da qualidade dos resultados de suas análises, do armazenamento ambientalmente seguro dos seus resíduos e da participação da campanha rotariana de Rio Preto Mais Verde.
15/04/2010 00:00 - GEA- Microbiologia
Meios de cultura para analise de coliformes em agua
Cromatografia gasosa aplicada à análise de água-Portaria 2914 MS
Tecnologia a serviço da qualidade
05/04/2010 00:00 - Clamar no Deserto
Editorial do Jornal Diario da Região publicado em 26/01/1994
01/10/2009 00:00 - Contaminação da água subterrânea por nitratos
A contaminação da água subterrânea por nitratos, em SJRio Preto é frequente em poços das áreas centrais da cidade
Cuidados com sua Água Mineral
Exigências da Anvisa para o transporte, armazenamento e envase de águas minerais
20/02/2009 00:00 - GEA ADQUIRE EQUIPAMENTO DE SOFISTICADA TECNOLOGIA
ANÁLISES DE ÁGUA MAIS EXATAS, MAIS CONFIÁVEIS E MAIS SEGURAS.
25/01/2009 00:00 - Cadastre seu poço na Vigilancia Sanitaria
Cadastrar seu poço semi-artesiano junto à Vigilância Sanitaria é obrigação legal a que todos estão sujeitos. O período vai de janeiro a março/10
25/08/2008 22:40 - PLANETA ÁGUA
Muito embora nosso planeta seja chamado Terra, na verdade ele é recoberto quase que inteiramente por água. Cerca de 2/3 de sua superficie representam a massa liquida. No entanto, apenas uma minúscula fração desta água está disponível ao Homem. Veja o gráfico abaixo
09/07/2008 10:45 - Qualidades da água purificada para laboratórios e farmácias
A água utilizada em laboratórios de análises e em farmácias deve ter propriedades especiais estabelecidas por normas reguladoras.
02/07/2008 18:18 - DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
PRINCIPIOS QUE CONSTITUEM A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
27/06/2008 14:44 - NOTIFICAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Você recebeu a visita da Vigilância Sanitária. O que fazer?
Limpeza da caixa d'água
A vigilância Sanitária determina que as caixas d´água devem ser lavadas e limpas até 12 meses.
Águas Minerais
As águas que podem ser bebidas pelo Homem não são todas iguais.
Água Purificada
Análise de água purificada para farmácia e água para hemodiálise.

Laboratório
Equipamentos
GEA -Laboratório - Rua Imperial, 337, Imperial - Fone: 17-33533800 - labgea@labgea.com.br
Direitos de conteúdo reservados à GEA -Laboratório. Design e Tecnologia Vitrine Digital